Oradores Convidados


 

Ángel Velázquez Iturbide

António Bartolomé

Ana Amélia Carvalho

Ángel Velázquez Iturbide - 21 de novembro

Licenciado em Informática pela Universidade Politécnica de Madrid, em 1985 e Doutor em Informática pela mesma universidade, em 1990. É professor da Universidade Politécnica de Madrid e, desde 1997, na Universidade Rey Juan Carlos, onde, atualmente, é Professor Catedrático. É diretor do centro de investigação "Laboratório de Tecnologias de Informação para Educação" (LITE, http://www.lite.etsii.urjc.es/).
As suas áreas de interesse incluem vários aspetos do ensino de programação e algoritmos, especialmente no seu design educacional, a identificação de falsas concepções e o desenvolvimento de ferramentas educativas. Dirigiu o desenvolvimento do sistema de visualização SRec e os sistemas para  experimentação algorítmica GreendEx e OptimEx.
O Professor Velázquez é membro senior da IEEE Computer Society, da IEEE Education Society e da ACM. Atualmente é Vice-Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Informática Educativa (ADIE) e vogal da Sociedade Científica de Informática de Espanha (SCIE), onde coordenou o grupo de trabalho que elaborou um relatório com recomendações para o ensino pré-universitário de informática em Espanha (http://www.scie.es/informatica-ensenanza-no-universitaria/)

 

Antonio R. Bartolomé - 22 de novembro

Título da Apresentação: "Blockchain na Educação e a Aprendizagem Adaptativa"

Doutorado pela Universidade de Barcelona, especialista em Tecnologia Educativa, trabalha, desde 1988, em design e desenvolvimento multimedia, inicialmente em sistemas Laserdisc, posteriormente em CD-ROM e Web, e ultimamente com soluções de vídeo digital. Atualmente, a sua área de atuação, centra-se no aprendizagem adaptativa com blockchains.
É autor de mais de 30 livros e 160 artigos. Participou com artigos ou como palestrante convidado em cerca de 250 eventos, desde 1983. Tem coordenado projetos nacionais e europeus, desde 1990. Neste momento AB é Diretor do Instituto de Pesquisa em Educação e professor da Universidade de Barcelona.

http://www.lmi.ub.edu/personal/bartolome 

 

Ana Amélia Carvalho - 23 de novembro

Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) na FPCE da Universidade de Coimbra. Tem coordenado vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre o uso de tecnologias digitais no ensino, desenvolvimento de serious games e abordagens pedagógicas, com ênfase em metodologias ativas. Tem publicações em revistas e em livros nacionais e internacionais, participando em muitos congressos nacionais e internacionais.