Oradores Convidados


 

Ángel Velázquez Iturbide - Apresentação: “ O Construtivismo e o Software educacional na aprendizagem de algorítmos”

António Bartolomé - Apresentação: “O Blockchain na Educação e a Aprendizagem adaptativa”

Ana Amélia Carvalho - Apresentação: “Apps e jogos digitais: promoção do envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos”

 

Ángel Velázquez Iturbide - 21 de novembro

Licenciado em Informática pela Universidade Politécnica de Madrid, em 1985 e Doutor em Informática pela mesma universidade, em 1990. É professor da Universidade Politécnica de Madrid e, desde 1997, na Universidade Rey Juan Carlos, onde, atualmente, é Professor Catedrático. É diretor do centro de investigação "Laboratório de Tecnologias de Informação para Educação" (LITE, http://www.lite.etsii.urjc.es/).
As suas áreas de interesse incluem vários aspetos do ensino de programação e algoritmos, especialmente no seu design educacional, a identificação de falsas concepções e o desenvolvimento de ferramentas educativas. Dirigiu o desenvolvimento do sistema de visualização SRec e os sistemas para  experimentação algorítmica GreendEx e OptimEx.
O Professor Velázquez é membro senior da IEEE Computer Society, da IEEE Education Society e da ACM. Atualmente é Vice-Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Informática Educativa (ADIE) e vogal da Sociedade Científica de Informática de Espanha (SCIE), onde coordenou o grupo de trabalho que elaborou um relatório com recomendações para o ensino pré-universitário de informática em Espanha (http://www.scie.es/informatica-ensenanza-no-universitaria/)

Resumo da Apresentação:

Ángel Velázquez Iturbide“ O Construtivismo e o Software educacional na aprendizagem de algorítmos”

O construtivismo é uma teoria educacional que afirma que o conhecimento não é apenas transmitido diretamente dos professores para os alunos, mas que o aluno deve realmente construí-lo. Essa abordagem simples tem muitas implicações didáticas; alguns deles serão abordados na palestra para o tópico de algoritmos. Os algoritmos são um assunto central nos currículos de computação, relacionados com a programação, mas com menos ênfase nas questões da linguagem de programação e com mais ênfase na solução e análise das soluções. Também iremos abordar o papel que o software educacional pode desempenhar nesse subcampo da educação em computação. A palestra será ilustrada com exemplos extraídos da experiência de pesquisa, especialmente em relação aos algoritmos de recursão e optimização. 
 
 

Antonio R. Bartolomé - 22 de novembro

Doutorado pela Universidade de Barcelona, especialista em Tecnologia Educativa, trabalha, desde 1988, em design e desenvolvimento multimedia, inicialmente em sistemas Laserdisc, posteriormente em CD-ROM e Web, e ultimamente com soluções de vídeo digital. Atualmente, a sua área de atuação, centra-se no aprendizagem adaptativa com blockchains.
É autor de mais de 30 livros e 160 artigos. Participou com artigos ou como palestrante convidado em cerca de 250 eventos, desde 1983. Tem coordenado projetos nacionais e europeus, desde 1990. Neste momento AB é Diretor do Instituto de Pesquisa em Educação e professor da Universidade de Barcelona.http://www.lmi.ub.edu/personal/bartolome 

Resumo da Apresentação:

Antonio R. Bartolomé“O Blockchain na Educação e a Aprendizagem adaptativa”

O Blockchain foi usado na Educação como uma tecnologia para a certificação de competências ou conhecimentos. Mas terá outras consequências que à partida não imaginamos - está também a ser aplicado para gerar uma nova proposta de aprendizagem adaptativa, baseada na oferta de um currículo à la carte ou em cursos individuais, de conteúdos com um menu próprio de atividades. Esta conferência explicará o que é o Blockchain, como o aplicar à Educação e algumas experiências de aprendizagem adaptativa baseada neste sistema.
 
 

Ana Amélia Carvalho - 23 de novembro

Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) na FPCE da Universidade de Coimbra. Tem coordenado vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre o uso de tecnologias digitais no ensino, desenvolvimento de serious games e abordagens pedagógicas, com ênfase em metodologias ativas. Tem publicações em revistas e em livros nacionais e internacionais, participando em muitos congressos nacionais e internacionais. 

Resumo da Apresentação:

Ana Amélia Carvalho“Apps e jogos digitais: promoção do envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos”

Os alunos estão habituados a estarem conectados a todo o tempo com os seus amigos e também à Web. A maioria deles tem pouca capacidade de atenção e às vezes, é difícil motivá-los a aprender. Usar os seus dispositivos móveis para envolvê-los em atividades em sala de aula é algo que eles aceitam muito bem. O trabalho em grupo deve ser desafiador, promovendo o envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos. Durante esta palestra, serão apresentados e discutidos alguns casos e exemplos que visam alcançar esses resultados.