1º Dia
|
Quinta-feira (21 NOV)
|
9h30
|
Sessão de abertura:
|
10h00
|
Ángel Velázquez Iturbide (Universidad Rey Juan Carlos), “O Construtivismo e o Software educacional na aprendizagem de algorítmos”
Moderador: Diana Pérez (Universidad Rey Juan Carlos)
|
10h45
11h45
12h15
|
Comunicações (sessão nº1) | Simpósio Doutoral (B121)
Coffee break
Comunicações (sessão nº2)
|
13h15
|
Almoço
|
14h30
|
Comunicações (sessão nº3)
|
16h00
17h30
19h30
|
Visita Cultural: Castelo de Tomar e Convento de Cristo
Prova de vinhos: Adega Casal das Freiras
Visita ao Centro Histórico
|
|
|
2º Dia
|
Sexta-feira (22 NOV)
|
09h00
|
Antonio R. Bartolomé (Universidade de Barcelona), "O Blockchain na Educação e a Aprendizagem adaptativa"
Moderador: Isabel Pereira (Instituto Politécnico de Leiria)
|
10h00
11h00
11h30
|
Comunicações (sessão nº4)
Coffee break | Pósteres
Comunicações (sessão nº5) | Pósteres
|
13h00
|
Almoço
|
14h30
16h30
|
Comunicações (sessão nº6)
Coffee break
|
17h00
|
Comunicações (sessão nº7)
|
20h30
|
Jantar de Gala
|
|
|
3º Dia
|
Sábado (23 NOV)
|
9h00
|
Ana Amélia Carvalho (Universidade de Coimbra), “Apps e jogos digitais: promoção do envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos”
Moderador: José Ramos (Instituto Politécnico de Tomar)
|
10h00
11h00
11h30
12h50
|
Comunicações (sessão nº8)
Coffee break
Comunicações (sessão nº 9)
Miguel Pombeiro (CIMT), "Algumas medidas promotoras do sucesso educativo com apoio das TIC no Médio Tejo"
|
13h10
|
Sessão de Encerramento:
|
|
|
15h00
|
Visita opcional (Fátima e Nazaré)
|
|
|
COMUNICAÇÕES |
|||
(Quinta-feira)
21 de novembro - Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
|
|||
Sessão Nº1 (11h45-11h45) Moderador: Agripina Carriço Vieira - Centro de Formação de Professores “Os Templários” | |||
Ana Ferreira and Jorge Borges
|
O impacto das redes na disseminação da informação: o caso português da Rede de Bibliotecas Escolares |
||
Ana Loureiro
|
Utilização Pedagógica das TIC – reforço de competências em Professores num curso b-learning |
||
Bento Cavadas and Marisa Correia
|
Teachers’ Conceptions about Innovative Learning Environments |
||
Coffee Break | |||
Sessão Nº2 (12h15-13h15) Moderador: Maria Rosário Rodrigues - Instituto Politécnico de Setúbal | |||
Hernán Montes, Raquel Hijón-Neira, Diana Pérez-Marín and Sergio León |
Improving Programming Learning on High School Students through Educative Apps |
||
José Luis Sierra |
Algunos Errores Comunmente Cometidos por los Alumnos de la Materia de Procesadores de Lenguajes |
||
Barbara Rial-Fernández and Liliana Santacruz-Valencia |
La enseñanza de la programación no es el futuro sino el presente |
||
Almoço | |||
Sessão Nº3 (14h30-15h30) Moderador: Ana Paula Ferreira - Rede de Bibliotecas Escolares | |||
Maria João Silva, Eduarda Ferreira and Susana Batista |
Using electronic sensors to support gender neutral STEM activities in primary school |
||
Laura Hidalgo Rueda and Diana Pérez-Marín |
RoDy: peluche robótico para enseñar a compartir en Educación Infanti |
||
Maria Do Rosário Rodrigues and Pedro Felício |
The use of ground robots in primary education: students' perspectives |
||
(Sexta-feira)
22 de novembro - Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
|
|||
Sessão Nº4 (10h-11h) Moderador: Henrique Gil - Instituto Politécnico de Castelo Branco | |||
Cristina Azevedo Gomes, Helena Gomes, Belmiro Rego, Bárbara Sousa, Manuela Loureiro and Pedro Rocha |
Smart City Kids Lab: Creative Computing in Primary School |
||
Célio Gonçalo Marques, Ana A. Carvalho, Ana Ferreira and Antonio Manso |
A utilização da App letrinhas no Ensino Primário: Resultados de um estudo de caso na Região Centro de Portugal |
||
Maria Bigotte de Almeida, Ricardo Almeida and Ana Teixeira |
Modelo Pedagógico Scratch on Road: estudo da perceção das aprendizagens |
||
Coffee Break | |||
Sessão Nº5 (11h30-13h) Moderador: Lina Morgado - Universidade Aberta | |||
Carlos Luis, Helena Afonso and Maria Jose Marcelino |
Low literacy adults education: towards a holistic view of the context |
||
Dalila Gonçalves, Liliana Matos, Rita Ribeiro and Henrique Gil |
Consciência Fonológica: O contributo dos Recursos Educativos Digitais |
||
Tao Jueru, Rui Ferrão e Silva and Sílvia Ferrão |
Fatores de sucesso na utilização da gamificação no ensino de línguas |
||
Ana Paula Ferreira, Patrícia Ferreira and Célio Gonçalo Marques |
A leitura como experiência transmedia: um estudo de caso numa escola do Médio Tejo |
||
Maria Costa, António Manso, João Patrício, André Carvalho, Vadims Zinatulins and Bernardo Alegria |
An augmented reality platform targeted to promote learning about Planetary Systems |
||
Almoço | |||
Sessão Nº6 (14h30-16h30) Moderador: Isabel Castanheira - Instituto Politécnico de Castelo Branco | |||
Joana Neto and Celeste Vieira |
Avaliação da satisfação de cursos a distância na perspetiva dos docentes: o processo de construção de um instrumento de avaliação |
||
Carlos Lázaro Carrascosa, Daniel Palacios Alonso and Ángel Velázquez Iturbide |
Combinando Flipped Classroom y Puzzle de Aronson en el Máster del Profesorado |
||
Lina Morgado, Antonieta Rocha, Carlos Seco, Fernando Bacelar Saraiva and Nuno Ricardo Oliveira |
Comunidades virtuais de prática em educação a distância: estudo exploratório para o seu desenvolvimento |
||
Carina Filipa Esperança, Pedro Rodrigues and Lina Morgado |
Apropriação de Dispositivos Móveis no Quotidiano dos Seniores: Investigação sobre um Protótipo de Modelo de Formação |
||
Vítor Reis and Cláudia Neves |
Aplicação da simulação de realidade virtual na formação de bombeiros para o desenvolvimento de competências de tomada de decisão |
||
Sílvia Nolan and Maria Teresa Pessôa |
Design and Development of a b-learning course for Continuous Professional Development Unit Administrators |
||
Coffee Break | |||
Sessão Nº7 (17h-19h) Moderador: Juan Manuel Dodero - Universidade de Cadiz | |||
Cristiana Araújo, Lázaro V O Lima and Pedro Rangel Henriques |
An Ontology based approach to teach Computational Thinking |
||
J. Ángel Velázquez Iturbide and José Javier Escudero Ângulo |
Ampliación del Apoyo Docente de un Sistema de Experimentación con Algoritmos |
||
Pedro Neves Rito |
O uso de microcontroladores open source como potenciador das aprendizagens no ensino obrigatório em Portugal |
||
David Romero Santos, Carlos Rodríguez Cordón and Manuel Palomo Duarte |
Extending H5P Branching Scenario with 360o scenes and xAPI capabilities: a case study in a local networks course |
||
Antonio Manso, Célio Marques and Paulo Santos |
Algorithmi – Sistema tutor e de avaliação de algoritmos |
||
Juan D. Rodríguez-García, Jesús Moreno-León, Marcos Román-Gonzalez and Gregorio Robles |
Developing Computational Thinking at School with Machine Learning: An exploration |
||
(Sábado)
23 de novembro - Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
|
|||
Sessão Nº8 (10h-11h) Moderador: António Manso - Instituto Politécnico de Tomar | |||
Adriana Souza and Diamantino Freitas |
As tecnologias no ensino da Matemática: um recorte das vozes dos estudantes com deficiência visual, transcritores de braille e leitores de ecrã |
||
Andreia Amaral, Dalila Daniel, Rita Moreira, Zélia Duarte and Henrique Gil |
As Tecnologias Digitais, a Musicoterapia e a Inclusão |
||
Manuel Filipe, Noémia Marques, Sara São Pedro and Henrique Gil |
TIC, Inclusão e Diferenciação Pedagógica: Estudo Exploratório |
||
Coffee Break | |||
Sessão Nº9 (11h30-12h30) Moderador: Manuel Barros - Instituto Politécnico de Tomar | |||
Nuno Gil Fonseca, Luis Macedo and António José Mendes |
A study on the students’ perspective about the usage of a programming monitoring tool |
||
Carmen Lacave, M. Ángeles García, Ana I. Molina, Santiago Schez-Sobrino, Miguel Redondo and Manuel Ortega Cantero |
COLLECE-2.0: Un sistema de programación colaborativa en tiempo real sobre Eclipse |
||
António Manso, Célio Marques, Paulo Santos, Luís Lopes and Raquel Guedes |
Algorithmi IDE – Ambiente Integrado para o ensino e aprendizagem de algoritmia |
||
Cristian Gmez-Portes, Santiago Schez-Sobrino, María Á. García, Miguel Á. Redondo, Javier A. Albusac and Manuel Ortega |
Aplicación de una metáfora flexible y extensible para la visualización de programas en el contexto del aprendizaje de la programación |
||
PÓSTERES |
|||
(Sexta-feira - Das 11h00 às 13h00)
22 de novembro - Hall do Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
Moderador: Cristina Azevedo Gomes - Instituto Politécnico de Viseu
|
|||
Fabiane Verardi | Gamificação e literatura infantil e juvenil na escola: experiências de leitura mediadas pelo aplicativo JornadApp | ||
Alessandra Lopes de Oliveira Castelini, Celia Sousa and Denise Quaresma da Silva | Tecnologias Adaptativas e Formação de Docentes: Implicações do Desenho Universal para Aprendizagem na Leitura para Todos | ||
Alessandra Lopes de Oliveira Castelini, Celia Sousa and Denise Quaresma da Silva | Livros em Multiformatos/Multissensoriais e suas tecnologias adaptativas em prol da Leitura para Todos | ||
Ángel F. Sánchez Granados and Jaime Urquiza-Fuentes | Anotación automática para visualización de traductores dirigidos por la sintaxis | ||
Maria Rosário Rodrigues, Ana Luísa Oliveira Pires, Mário Baía and Elsa Ferreira | Exploration of digital technologies in Higher Education: teachers' perceptions | ||
Maria Emília Bigotte de Almeida, Isabel Duque, Ricardo Almeida and Carla Mendes | PRO(g)NATURA – Scratch e natureza: uma primeira abordagem | ||
Isabel Pereira, Manuela Francisco, Carina Rodrigues, Joana Mineiro, Sónia Pedro, Catarina Maximiano, Sandro Costa and Cláudio Esperança | Estratégias de formação pedagógica docente no Ensino Superior | ||