Ángel Velázquez Iturbide - Apresentação: “ O Construtivismo e o Software educacional na aprendizagem de algorítmos”
António Bartolomé - Apresentação: “O Blockchain na Educação e a Aprendizagem adaptativa”
Ana Amélia Carvalho - Apresentação: “Apps e jogos digitais: promoção do envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos”
Ángel Velázquez Iturbide - 21 de novembroLicenciado em Informática pela Universidade Politécnica de Madrid, em 1985 e Doutor em Informática pela mesma universidade, em 1990. É professor da Universidade Politécnica de Madrid e, desde 1997, na Universidade Rey Juan Carlos, onde, atualmente, é Professor Catedrático. É diretor do centro de investigação "Laboratório de Tecnologias de Informação para Educação" (LITE, http://www.lite.etsii.urjc.es/). |
Resumo da Apresentação: Ángel Velázquez Iturbide - “ O Construtivismo e o Software educacional na aprendizagem de algorítmos” O construtivismo é uma teoria educacional que afirma que o conhecimento não é apenas transmitido diretamente dos professores para os alunos, mas que o aluno deve realmente construí-lo. Essa abordagem simples tem muitas implicações didáticas; alguns deles serão abordados na palestra para o tópico de algoritmos. Os algoritmos são um assunto central nos currículos de computação, relacionados com a programação, mas com menos ênfase nas questões da linguagem de programação e com mais ênfase na solução e análise das soluções. Também iremos abordar o papel que o software educacional pode desempenhar nesse subcampo da educação em computação. A palestra será ilustrada com exemplos extraídos da experiência de pesquisa, especialmente em relação aos algoritmos de recursão e optimização. |
Antonio R. Bartolomé - 22 de novembroDoutorado pela Universidade de Barcelona, especialista em Tecnologia Educativa, trabalha, desde 1988, em design e desenvolvimento multimedia, inicialmente em sistemas Laserdisc, posteriormente em CD-ROM e Web, e ultimamente com soluções de vídeo digital. Atualmente, a sua área de atuação, centra-se no aprendizagem adaptativa com blockchains. |
Resumo da Apresentação: Antonio R. Bartolomé - “O Blockchain na Educação e a Aprendizagem adaptativa” O Blockchain foi usado na Educação como uma tecnologia para a certificação de competências ou conhecimentos. Mas terá outras consequências que à partida não imaginamos - está também a ser aplicado para gerar uma nova proposta de aprendizagem adaptativa, baseada na oferta de um currículo à la carte ou em cursos individuais, de conteúdos com um menu próprio de atividades. Esta conferência explicará o que é o Blockchain, como o aplicar à Educação e algumas experiências de aprendizagem adaptativa baseada neste sistema. |
Ana Amélia Carvalho - 23 de novembroProfessora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) na FPCE da Universidade de Coimbra. Tem coordenado vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre o uso de tecnologias digitais no ensino, desenvolvimento de serious games e abordagens pedagógicas, com ênfase em metodologias ativas. Tem publicações em revistas e em livros nacionais e internacionais, participando em muitos congressos nacionais e internacionais. |
Resumo da Apresentação:Ana Amélia Carvalho - “Apps e jogos digitais: promoção do envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos” Os alunos estão habituados a estarem conectados a todo o tempo com os seus amigos e também à Web. A maioria deles tem pouca capacidade de atenção e às vezes, é difícil motivá-los a aprender. Usar os seus dispositivos móveis para envolvê-los em atividades em sala de aula é algo que eles aceitam muito bem. O trabalho em grupo deve ser desafiador, promovendo o envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos. Durante esta palestra, serão apresentados e discutidos alguns casos e exemplos que visam alcançar esses resultados. |